Quais as melhores trilhas em Noronha ?

As trilhas são uma ótima forma de descobrir os encantos e as belezas da ilha. São paisagens de perder o fôlego. Mirantes, praias e piscinas naturais são alcançados em aproximadamente meio período de duração. Há opções com variados níveis de dificuldade. É ideal para quem tem bom condicionamento físico e aprecia o contato com a natureza. Total de 14 trilhas, sendo 5 necessário agendamento.

Trilha Jardim Elizabeth

Esta trilha apresenta o primeiro núcleo urbano de Fernando de Noronha: a Vila dos Remédios e o patrimônio histórico material erguido no século XVIII pela mão de obra carcerária então existente.A trilha tem início na descida para a Vila dos Remédios e seus principais atrativos são o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Praça das Armas e o Terminal Turístico do Cachorro, seguindo pelo Parque de Sant’Ana até as praias do Meio e Conceição. No caso de impossibilidade de passagem pelas praias, em períodos de ressaca, pode-se seguir pela estrada da Alamoa, área onde está instalada uma unidade bancária, até a praia da Conceição.

Nível de dificuldade: Baixo

https://maps.app.goo.gl/MHHDLLRktvUnkHrq7

TRILHA COSTA AZUL

Nível de dificuldade: Alto.

Esta trilha apresenta paisagens incríveis dos mirantes naturais da passagem da praia da Conceição para a praia do Boldró.Atenção: a passagem só pode ser feita durante o horário da maré baixa. Há trechos escorregadios. Recomenda-se usar tênis. Para evitar acidentes, o percurso não deve ser realizado nos períodos de ressaca.

Trilha Costa Esmeralda

Nível de dificuldade: Médio.

Esta trilha é a continuação da Costa Azul e apresenta as praias do Boldró, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre.

É uma excelente oportunidade para contemplar a paisagem, as aves marinhas e a geologia da ilha. Se o mar estiver calmo, finalizar com banho na Cacimba do Padre é a pedida. Esta é a última praia da APA, que dá acesso à Baía dos Porcos, uma das praias do Parque Nacional Marinho.Ao concluir o passeio na praia Cacimba do Padre é necessário seguir pela estrada de mesmo nome até o Hotel de Trânsito, onde há uma parada do ônibus circular. Outra opção para retornar à pousada ou a outros atrativos é chamar um táxi no estacionamento da Cacimba do Padre. A vantagem de desvendar Fernando de Noronha por trilhas é não precisar retornar pelo mesmo caminho, ganhando tempo para apreciar os detalhes da natureza.

Localização:https://maps.app.goo.gl/EHxUH59ThhyoeUzU7

PÔR DO SOL NA PEDRA DO PICO (PIQUINHO)

Sugere-se o acompanhamento por condutor credenciado. Não é recomendável durante o período de chuvas por apresentar encostas escorregadias. Após um percurso de 2 horas em meio à vegetação nativa, a chegada à base da Pedra do Pico oferece a deslumbrante visão em 180° da ilha.É aconselhado o uso de camisa de manga longa e calça comprida, para se proteger do sol e da vegetação urticante.

Nível de dificuldade: Alto.

Importante! Programe-se com antecedência com os profissionais da Associação dos Condutores de Turismo de Fernando de Noronha – ACITUR. Os condutores atendem no Centro de Visitantes do ICMBio.

Dica: Consulte o estande da ATM junto do Projeto TAMAR sobre a opção do rapel.

LOCALIZAÇÃO: https://maps.app.goo.gl/w1HMjRn6RTvkBG8J7

TRILHAS PARNAMAR

Trilhas do Complexo do Sancho

A seguir estão descritas as quatro trilhas interligadas que compõem o complexo do Sancho, no mar-de-dentro, que inclui as 12 praias do lado norte da Ilha principal. O atrativo é estruturado, acessível e possui baixo nível de dificuldade. É recomendado para pessoas de todas as idades e cadeirantes. Ingressar no Parque pelo Posto de Informação e Controle do Sancho – PIC Sancho. Não é necessário agendar a visita.Funcionamento: 6:30 às 18h30.

Cronograma da escada do Sancho:

8h às 8h50 – Livre para a descida e subida;

9h às 10h20 – Descida;

10h30 às 11h20 – Subida;

11h30 às 12h20 – Descida;

12h30 às 13h20 – Subida;

13h30 às 14h20 – Descida;

14h30 às 15h20 – Subida;

15h30 às 16h20 – Descida;

16h30 às 17h20 – Livre para a descida e a subida;

17h30 às 18h – Subida.

Trilha Mirante dos Golfinhos

A visita pode ser feita a partir das 6h30 para contemplar os primeiros grupos de golfinhos rotadores do alto das falésias da Baía dos Golfinhos, quando costumam buscar as águas calmas da baía para descanso, reprodução e amamentação. Geralmente estes cetáceos entram na baía ao amanhecer.A passarela de aproximadamente 1km de extensão que leva até o mirante foi inserida de forma a preservar a vegetação nativa remanescente da ilha. Localizado no alto de um paredão de 60m de altura, o mirante é um convite para a contemplação da paisagem e observação da avifauna e seus ninhos, além dos grupos de golfinhos, tubarões e tartarugas-marinhas.

Não é permitido descer à baía.

Localização: https://maps.app.goo.gl/5JuVXnnUY1BkrnvK9

Trilha Golfinhos-Sancho

O percurso, continuação da trilha Mirante dos Golfinhos, costeia o topo das falésias da Enseada do Carreiro de Pedra até a fenda do Sancho, passando por mirantes espetaculares. A trilha termina no Mirante da Baía do Sancho, um dos cartões-postais de Fernando de Noronha, próximo a fenda de acesso ao Sancho, praia por diversas vezes eleita como das bonitas do mundo (TripAdvisor).

Localização: https://maps.app.goo.gl/SJNLWV7BBsQWGC7X8

Mirante do Sancho

Mirante localizado próximo à fenda do Sancho, convida para um memorável registro fotográfico. Pode ser acessado antes da descida pela escada instalada em uma fenda ou no final da trilha Golfinhos-Sancho.

Mirante Dois Irmãos

O mirante nas falésias do alto da Baía dos Porcos, que surpreende com a impactante vista do Morro Dois Irmãos, é acessado por uma pequena trilha próxima ao Mirante do Sancho e encerra o complexo de trilhas do Sancho. Durante o percurso pode-se observar a vegetação nativa, muitas aves e seus ninhos. Do lugar é possível contemplar umas das mais belas e icônicas paisagens de Fernando de Noronha: a Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos. Próximo ao Mirante Dois Irmãos é possível encontrar as ruínas do Forte São João Batista dos Dois Irmãos.

TRILHA DO MORRO SÃO JOSÉ

O Morro São José é a única das ilhas secundárias que pode ser visitada. Tem como atrativo uma das piscinas naturais mais bonitas de Fernando de Noronha. Além da piscina, o Morro São José guarda as ruínas do Forte São José (a visitação das ruínas não permitida para a preservação do patrimônio histórico).A trilha pode ser realizada de duas formas: a pé e a nado. Ambas têm início a partir da Ponta do Air France. A trilha a pé é autoguiada e deve-se seguir atentamente todas as instruções do fiscal do ICMBio. O acesso é feito por uma faixa de pedras que fica aparente durante a maré baixa. O passeio exige cuidado e o uso de calçado apropriado pelo fato do caminho possuir pedras soltas e escorregadias. O percurso não deve ser feito no período de subida da maré e o ideal é iniciar a aventura no horário da maré 0.0.No Morro São José, o visitante terá a visão de uma belíssima piscina de águas cristalinas.

O trajeto a nado deve ser realizado, obrigatoriamente, com o acompanhamento de um guia credenciado pelo ICMBio, autorizado para fazer a condução do passeio.

O agendamento é obrigatório.

Nível de dificuldade: Alto.

TRILHAS DO PARQUE NACIONAL MARINHO NO MAR-DE-FORA

Trilha do Leão

Caminhada feita por praias e mirantes do mar-de-fora (lado sul da ilha). Iniciar a caminhada na Baía do Sueste, a partir do Posto de Informação e Controle do Sueste – PIC Sueste, no final da BR-363. A baía, que abriga o único mangue em ilhas oceânicas do Atlântico Sul, é local de descanso e alimentação de tartarugas marinhas e tubarões, o que a torna um excelente ponto de mergulho. Continuar a caminhada pela estrada que leva à Praia do Leão. Seguir a bifurcação que leva ao Mirante das Caracas e ruínas do Forte de São Joaquim do Sueste, de onde se tem uma linda vista de toda a Baía do Sueste. Em seguida, retomar o caminho em direção à Praia do Leão, a preferida das tartarugas-verdes para a desova.

A praia é uma das mais isoladas da Ilha e requer alguns cuidados em sua visitação. É proibido caminhar nas piscinas que se formam durante a maré baixa e é necessária atenção durante o banho de mar, pois esta é a praia mais exposta a correntes marítimas.

Nível de dificuldade: Baixo

Não é necessário agendar a visita. Funcionamento do PIC Sueste: 9h às 16h | PIC Leão: 8h às 18h30.

LOCALIZAÇÃO: https://maps.app.goo.gl/NToiUPmeu4MDCLAe

Trilha da Atalaia

A trilha da Atalaia dá acesso à Praia da Atalaia, que se transforma em uma incrível piscina natural no período da maré baixa. O acesso a trilha é pela Vila do Trinta. O percurso de ida e volta é de 3km. O aquário natural, berçário de polvos, tubarões, moreias e diversas espécies de peixes ornamentais, possui limite diário de visitação. A visita deve ser agendada junto ao ICMBio. A trilha é autoguiada.

Recomenda-se usar tênis, boné, roupas com proteção UV e roupa de banho. Levar material de mergulho e material fotográfico.

Nível de dificuldade: Médio.

Importante!

Não é permitido entrar nas piscinas usando protetor solar ou dermo cosméticos. Como no período da maré baixa a água fica represada, resíduos de produtos químicos causariam desequilíbrio na cadeia alimentar marinha. O uso de nadadeiras, sapatilhas e hastes de câmeras é proibido para a preservação dos corais.

Para o mergulho de flutuação na piscina da Atalaia e demais piscinas é obrigatório o uso do colete, máscara e snorkel. Para preservar o berçário da biodiversidade marinha, é proibido sentar, pisar ou caminhar sobre os corais.

Localização: https://maps.app.goo.gl/Up1m8Y7zgJcDjGdV9

Trilha Caieira-Pontinha-Pedra Alta

Também conhecida como trilha da Caieira, requer bom preparo físico pois passa por vários tipos de relevo em área exposta ao sol. O percurso costeia a Enseada da Caieira em seu trecho de pedras. Após a subida da Pontinha avista-se do alto a Enseada da Caieira e ilhas secundárias do arquipélago. Segue-se em direção à Pedra Alta, após o Mirante da Caverna do Capitão Kid. A trilha não inclui a visita à piscina da Atalaia. A saída do atrativo é feita pelo mesmo acesso da Praia da Atalaia. Além da paisagem selvagem do lado sul da ilha, os principais atrativos são a observação dos aspectos geológicos do arquipélago, contemplação da avifauna, flora e visitação às piscinas naturais da Caieira e Pontinha para o mergulho por flutuação.

A realização desta trilha só é possível com o acompanhamento de um guia credenciado pelo ICMBio. É necessário agendar a visita, devido ao limite diário de pessoas e horário da maré.

Nível de dificuldade: Médio.

Localização: https://maps.app.goo.gl/XVmXdMaHsVuNks2TA

Trilha do Capim Açu

A trilha do Capim Açu é a mais longa do Parque Nacional Marinho de Fernando e Noronha e a que exige maior preparo físico do visitante. Tem aproximadamente 8km de extensão e se inicia após o PIC do Sancho, na Vila da Quixaba. Seu percurso passa pela vegetação nativa remanescente da Ilha, pelo Mirante do Farol da Sapata e pela ponta do Capim Açu, locais que permitem visualizar a ilha por ângulos diversos e o costão rochoso. Após a descida da ponta do Capim Açu, contemplar a caverna de mesmo nome é uma recompensa. A trilha segue pelo extenso costão do Leão. Em seu trecho final é possível fazer uma pausa para banho numa piscina natural para se refrescar e renovar as forças para concluir o desafio.

Para muitos, além do visual e a emocionante chegada às areias da Praia do Leão, o passeio se destaca pela sensação de superação.

O agendamento e acompanhamento por guia credenciado pelo ICMBIo são obrigatórios. Passeio realizado no período de maré baixa. Recomendado usar manga longa e calça no trecho inicial, para evitar contato com a vegetação. A visita não é recomendada no período de chuva.

Nível de dificuldade: Alto.

Duração: aproximadamente 7 horas, com paradas para contemplação.

Localização: https://maps.app.goo.gl/8LnB15oNb3a9XvEE8

Trilha do Abreus

A trilha para a Enseada do Abreus é ideal para quem gosta de desafio e tem como principais atrações suas piscinas naturais. A trilha é autoguiada, não é obrigatório contratar um condutor, no entanto, os visitantes menos experientes sentem-se mais seguros com o acompanhamento de um guia credenciado e experiente.

A descida para a enseada é feita por um caminho rústico de pedras, tendo uma corda como apoio.

Devido a esta particularidade, não é recomendada para idosos e crianças.O percurso total é de 2,5km de extensão. Durante o trajeto é possível apreciar uma belíssima vista para o mar-de-fora (lado sul da ilha), acompanhada de ventos que moldam a vegetação.

Com a chegada à enseada o visitante tem a opção de flutuar em sua piscina principal para observação da vida marinha, usando obrigatoriamente colete, máscara e snorkel, e também refrescar-se em outra piscina localizada entre as pedras, conhecida como “ofurô”, esta última sem obrigatoriedade de uso de material de mergulho.

O agendamento é obrigatório.

Nível de dificuldade: Alto.

Localização: https://maps.app.goo.gl/mW7KuXJVfkkyEMVZA

Fonte: https://www.noronha.pe.gov.br/turismo/trilhas-em-fernando-de-noronha/

error: Content is protected !!