O Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha localiza-se ao norte da ilha de Fernando de Noronha, no arquipélago de mesmo nome, no estado de Pernambuco, no Brasil. Em posição dominante sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago.
Veja também:
- Como funciona o transporte em Noronha? Veja como se locomover pela ilha.
- Onde comer em Fernando de Noronha: Top restaurantes da ilha.
- Quais as melhores trilhas em Noronha?
Em 1629 holandeses, em caminho para invadir Pernambuco, tomaram a ilha principal do arquipélago e nela construíram um reduto num lugar estratégico, em termos de defesa. A ilha esteve inicialmente sob comando do almirante Cornelie Corneliszoon Jol, o “Perna de Pau”, e mais tarde do arrendatário Michel de Pavw. Nesse período de domínio holandês se edificou a atual fortificação. Depois de 1654, quando os holandeses foram derrotados em Pernambuco, a ilha retornou à posse de Portugal. O povoamento da ilha começou a se fazer com mais intensidade após o ano de 1690. Com o insucesso desse povoamento, por algum tempo, tudo pertenceu à Companhia Francesa das Índias Orientais. Em 1737, afastados os franceses, o governador de Pernambuco, Henrique Luiz Pereira Freire, mandou fortificar todo o arquipélago. O projeto e a construção do sistema de defesa ficaram a cargo dos engenheiros militares Diogo da Silveira Veloso, António de Brito Gramacho e João Lobo de Lacerda. O Forte de Nossa Senhora dos Remédios, reconstruído então, se encontra situado à beira de um penhasco e tem como elemento de destaque no desenho um cavaleiro, ou mirante. Com o correr do tempo, na ilha principal se construiu um presídio e hoje, sem tal uso, ela e as demais ilhas são pontos de atração turísticos. A Ilha de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco.
INSTAGRAM: fortenoronha

Patrimônio Histórico
Construção e posição estratégica
O Forte de Nossa Senhora dos Remédios foi construído em 1737 sob o reinado de João V de Portugal. Com a sua posição dominante sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da Ilha e do arquipélago.
Planta
De planta poligonal orgânica e adaptada ao terreno, o conjunto do forte possui uma área de 6.300m2, erguendo-se a 45m acima do nível do mar.
Patrimônio Histórico
Tombado pelo IPHAN, o Forte recebeu recentemente um investimento de mais de 11 milhões de reais destinados à reforma e reestruturação.
Um ecossistema
Projetos socioambientais
Museu interativo e museu a céu aberto
Auditório e sala multifuncional para eventos e convenções.
Shows, eventos e exposições.
Restaurante e bar.
Mirante.
Gastronomia




Honrando as tradições de Fernando de Noronha, a proposta gastronômica do Paiol tem como ponto de partida o elemento fogo. A inspiração é o hábito local dos noronhenses na preparação do peixe na fogueira.O cardápio, comandado pela Chef Fernanda Wiethaeuper, traz a força e a riqueza nordestina com toque internacional, indo do Mediterrâneo à Itália, mas sempre reforçando a inspiração local.
Veja também: Paiol Noronha.
Museu




Museu Imersivo: Conheça a história da ilha através de uma experiência imersiva e de uma visita guiada pelo nosso museu a céu aberto.
Com um plano museológico elaborado pelo IDG, gestor do renomado e premiado Museu do Amanhã e de outros equipamentos culturais, o Forte Noronha tem um museu imersivo contando toda a história do surgimento da Ilha, além de visitas guiadas a céu aberto, contemplando toda a biodiversidade do arquipélago de Fernando de Noronha.
Por do Sol no Forte

Um pôr do sol exuberante, com vista 360° da Ilha. Tudo ao som de música e com muito astral.
VEJA TAMBÉM: Restaurantes em Fernando de Noronha.