O que vale a pena fazer em Noronha?

Após desembarcar em Fernando de Noronha e chegar em sua acomodação, vem logo o desejo de desbravar a ilha e seus encantos. Para tornar a sua temporada no arquipélago mais dinâmica e inesquecível, criamos roteiros de acordo com o seu perfil e tempo de permanência no paraíso.

O arquipélago oferece diversos atrativos aos turistas, tanto de dia quanto à noite, a exemplo de passeios de barco, de canoa havaiana, ilha tour, trilhas, caminhada histórica, baladas, mergulhos, ecoturismo e praias de tirar o fôlego.

O perfil do viajante é o ponto principal que vai indicar qual a programação mais ideal.Para realizar os passeios, é recomendado ao turista que faça o agendamento prévio em empresas de receptivos da ilha que sejam credenciadas.

Passeios em Noronha

Os passeios em Fernando de Noronha são diversificados e exploram bem as belezas do arquipélago, seja por mar ou por terra.

A turista e psicóloga Hildes Farina, de Manaus, moradora de Pernambuco há alguns anos, relata a sua experiência em viajar com o marido para a ilha pela primeira vez.“Organizamos a viagem para Noronha no período de férias. São muitos lugares bonitos, as pessoas sabiam nos conduzir e falar sobre a ilha, era tudo muito organizado, inclusive os passeios. Fizemos o Ilha Tour, apreciamos o pôr do sol, fizemos passeios de barco e ainda tiramos um dia pra relaxar. Eu acredito que cada centavo valeu tudo o que a gente pagou. Vale muito a pena conhecer Fernando de Noronha. Eu me emocionei em ver tanta beleza”, relatou a turista.

Para o gerente de uma agência de passeios, Daniel Filho, quem vai a Noronha não pode deixar de visitar locais especiais, que, na opinião dele, são pontos turísticos marcantes por serem cartões-postais. Como também não pode deixar de fazer o ilha tour.“

O turista não pode deixar de conhecer a Praia do Sancho, eleita a melhor do mundo; a Praia da Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre. Sobre o passeio mais indicado para quem vai pela primeira vez, é o Ilha Tour. Nele, o turista tem uma visão geral do que é Noronha, conhecendo 70% do arquipélago. O passeio tem parada para almoço, assiste ao pôr do sol e, no fim, a agência deixa o visitante na pousada onde ele estiver instalado”, destaca o gerente.

Veja também: Passeios em Noronha

Caminhada Histórica

A Vila dos Remédios é o centro histórico de Noronha, onde a primeira vila foi criada. No local, encontram-se as principais construções históricas, representadas por casarões, igrejas, ruínas e fortes.

A visita ao Memorial Noronhense é a melhor dica para se conhecer a rica história do arquipélago, desde a sua origem geológica, descobrimento e ocupação. O Forte Noronha é o ponto ideal da vila para contemplar um pôr do sol incrível. O acesso à fortaleza é pago, porém não precisa de agendamento, basta acessar o link https://ingressos.fortenoronha.com.br/ingressos/ingressoforte-noronha.html e realizar a compra do ingresso.

Ilha tour

Essa programação é ideal para quem vai ficar pouco tempo na ilha, pois é uma oportunidade de conhecer os principais lugares de Noronha em apenas um dia, podendo aproveitar bem a pequena estadia.O visitante embarca em buggys ou caminhonetes, que vão parando nos locais importantes. O passeio dura um dia completo e finaliza com um pôr do sol no Fortinho do Boldró.

Passeio de barco

Considerado um dos passeios mais tradicionais da ilha, a atividade é uma oportunidade de observar o mar de Noronha por um outro ângulo, além da possibilidade de ver os golfinhos rotadores, espécie predominante em Noronha que tem o corpo alongado e o focinho longo. O rotador possui o comportamento de saltar fora d’água e realizar até sete rotações em torno do próprio eixo.

Os passeios podem ser pela manhã ou à tarde (contemplando o pôr do sol). Algumas embarcações incluem almoço e mergulho com pranchinha (Plana Sub). A opção do passeio ao entardecer pode incluir churrasco e Plana Sub.

Trilhas

As trilhas são perfeitas para apreciar a natureza e desbravar as belezas da ilha. Há opções com variados níveis de dificuldade, tornando ideal para quem tem bom condicionamento físico e aprecia o contato com a natureza, como os ecoturistas, por exemplo.

Para frequentálas, é necessário realizar o agendamento no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho (Parnamar), localizado na Vila do Boldró. O ideal é fazê-lo no primeiro dia da viagem, devido ao número limitado de vagas para cada atrativo.

Clique aqui e verifique as trilhas de acordo com o grau de dificuldade, tempo e distância.

Canoa Havaiana

Passeio a remo pelo mar-de-dentro (lado norte da ilha) para contemplação do amanhecer ou entardecer, com saída da Praia do Porto, passando pelo Morro São José, caverna do “Rugido do Leão” e Praia da Conceição. Nele, o turista pode ser presenteado com a presença dos golfinhos bem próximos à canoa. A atividade é ideal para um turista aventureiro.

Clique aqui e veja os passeios de canoa havaiana em Noronha.

Mergulho

Noronha é o destino perfeito para praticar mergulho, seja através do snorkeling ou do cilindro. Para um mergulho superficial, é necessário o uso do equipamento básico, como a máscara e o snorkel, nadadeiras e colete. Já para o mergulho de profundidade, é preciso participar de aula com os instrutores qualificados e experientes, para, assim, realizar o “batismo” (primeiro mergulho de cilindro).

Vida noturna

Para os turistas baladeiros, Noronha oferece diversos ritmos musicais que se concentram em alguns restaurantes na Vila dos Remédios. Os ritmos variam entre forró, pagode, sertanejo e reggae. Na maioria dos locais, é cobrado um ingresso, que pode ser comprado na hora.

Acessibilidade

O arquipélago também possui várias áreas e atividades preparadas para receber idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A cadeira para visitação em ambiente natural (Cadeira Anfíbia), trilhas adaptadas como a Praia do Sancho e outras implementações já fazem parte do dia a dia do turismo de Noronha.

Sugestão de Roteiro

A organização dos roteiros é primordial para aproveitar bem o arquipélago, explorando o turismo e fazendo todas as programações suficientes para a quantidade de dias na ilha.

Confira sugestões de roteiros:

Roteiro para o 1º dia: Noronha Cultural – Um dia no arquipélago pode ser aproveitado para conhecer a história da ilha na Caminhada Histórica

Roteiro para o 2º diaNoronha Intensamente – Ilha TourO ilha tour é primordial para conhecer grande parte da ilha e ideal para a curta estadia.

Roteiro para o 3º diaNoronha Por Mar e Por Terra Manhã: Passeio de barco pela costa das praias do lado norte da ilha principal, com parada para banho na Baía do Sancho. Tarde: Visita ao Posto de Informações e Controle do Sancho – PIC Sancho, para percorrer seu complexo de trilhas e apreciar mirantes que possibilitam vistas exuberantes.

Roteiro para o 4º dia – Noronha Embaixo D’ÁguaSeja de manhã ou à tarde, o quarto dia pode ser programado para fazer mergulho.Após a programação, a dica é passear até a Ponta da Air France, Capela de São Pedro e Buraco da Raquel, uma coleção de mirantes próximos ao Porto.

Roteiro para o 5º diaNoronha é Pura Emoção Passeio de canoa havaiana: oportunidade de contemplar o mar mais de perto, remando em grupo, a bordo de embarcações que seguem o modelo das canoas milenares do Triângulo Polinésio.

Roteiro para o 6º dia – Noronha em Detalhes Ideal para fazer trilha de acordo com a preferência do visitante. Vale ressaltar que há diversas opções com variados níveis de dificuldade e distância.

Roteiro para 7º dia – Noronha Deixa Saudade Após tantas experiências, o turista pode escolher a praia que mais gostou e se despedir do arquipélago em grande estilo. O último dia é ideal para visitar o comércio, que oferece uma gama de souvenirs, com excelentes opções para guardar como lembranças ou presentear amigos e parentes.

Veja também: Onde comer barato em Fernando de Noronha.

Texto: Bruna Woolley

Fonte: https://www.noronha.pe.gov.br/cheguei-no-paraiso-de-fernando-noronha-o-que-fazer

error: Content is protected !!