Trilhas de Fernando de Noronha – Todas as Trilhas Atualizadas

Com um total de 15 trilhas em Noronha, essa é uma ótima forma de descobrir os encantos e as belezas da ilha. São paisagens de perder o fôlego. Mirantes, praias e piscinas naturais são alcançados em aproximadamente meio período de duração. Há opções com variados níveis de dificuldade. É ideal para quem tem bom condicionamento físico e aprecia o contato com a natureza.

  1. Avalie as condições do passeio antes de iniciá-lo, tais como a distância e o nível de dificuldade do percurso, além do tempo de duração. Respeite seus limites.
  2. Use roupas leves, de preferência com proteção UV, calçado adequado para trilhas e chapéu.
  3. Leve material de mergulho, nem todas as trilhas possuem ponto de apoio para aluguel de equipamento.
  4. Não é permitido o uso de nadadeiras, sapatilhas e hastes para câmeras fotográficas nas piscinas naturais.
  5. Fique atento à sinalização e demarcação das trilhas.
  6. Respeite a natureza: não persiga, não alimente e nem toque nos animais.
  7. Leve as conchas, pedras, plantas e corais apenas na memória, não é permitido coletar nada na ilha.
  8. Caso gere lixo, leve de volta consigo e deposite nos coletores adequados.
  9. Leve água suficiente, de acordo com a duração da trilha.
  10. Fique atento às orientações repassadas pelos fiscais e monitores das trilhas sobre regras de uso público.
  11. Cheque as condições climáticas antes da realização do passeio, elas podem interferir na segurança e, consequentemente, no funcionamento das trilhas.
  12. Dirija-se ao Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho para realizar o agendamento. O ideal é fazê-lo no primeiro dia da viagem, devido ao número limitado de vagas para cada atrativo.
  13. Para sua segurança, contrate condutores de visitantes e guias credenciados.

A seguir todas as trilhas de Fernando de Noronha:

TRILHA JARDIM ELIZABETH

Localizadas na área de proteção ambiental (APA).

Esta trilha apresenta o primeiro núcleo urbano de Fernando de Noronha: a Vila dos Remédios e o patrimônio histórico material erguido no século XVIII pela mão de obra carcerária então existente.

A trilha tem início na descida para a Vila dos Remédios e seus principais atrativos são o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Praça das Armas e o Terminal Turístico do Cachorro, seguindo pelo Parque de Sant’Ana até as praias do Meio e Conceição. No caso de impossibilidade de passagem pelas praias, em períodos de ressaca, pode-se seguir pela estrada da Alamoa, área onde está instalada uma unidade bancária, até a praia da Conceição.

Nível de dificuldade: Baixo

Endereço: https://maps.app.goo.gl/6TD1iQaPfS7ky6PM9?g_st=ac

TRILHA COSTA AZUL

Esta trilha apresenta paisagens incríveis dos mirantes naturais da passagem da praia da Conceição para a praia do Boldró.Atenção: a passagem só pode ser feita durante o horário da maré baixa. Há trechos escorregadios. Recomenda-se usar tênis. Para evitar acidentes, o percurso não deve ser realizado nos períodos de ressaca.

Nível de dificuldade: Alto.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/GCqVRf28aC4JNjyH6

TRILHA COSTA ESMERALDA

Localizadas na área de proteção ambiental (APA).

Esta trilha é a continuação da Costa Azul e apresenta as praias do Boldró, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre.

É uma excelente oportunidade para contemplar a paisagem, as aves marinhas e a geologia da ilha. Se o mar estiver calmo, finalizar com banho na Cacimba do Padre é a pedida. Esta é a última praia da APA, que dá acesso à Baía dos Porcos, uma das praias do Parque Nacional Marinho.

Ao concluir o passeio na praia Cacimba do Padre é necessário seguir pela estrada de mesmo nome até o Hotel de Trânsito, onde há uma parada do ônibus circular. Outra opção para retornar à pousada ou a outros atrativos é chamar um táxi no estacionamento da Cacimba do Padre. A vantagem de desvendar Fernando de Noronha por trilhas é não precisar retornar pelo mesmo caminho, ganhando tempo para apreciar os detalhes da natureza.

Nível de dificuldade: Médio.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/so1W86Ucs9KekVt96?g_st=ac

PÔR DO SOL NA PEDRA DO PICO (PIQUINHO)

Sugere-se o acompanhamento por condutor credenciado. Não é recomendável durante o período de chuvas por apresentar encostas escorregadias. Após um percurso de 2 horas em meio à vegetação nativa, a chegada à base da Pedra do Pico oferece a deslumbrante visão em 180° da ilha.

É aconselhado o uso de camisa de manga longa e calça comprida, para se proteger do sol e da vegetação urticante.

Importante!
Programe-se com antecedência com os profissionais da Associação dos Condutores de Turismo de Fernando de Noronha – ACITUR. Os condutores atendem no Centro de Visitantes do ICMBio.

Dica:
Consulte o estande da ATM junto do Projeto TAMAR sobre a opção do rapel.

Nível de dificuldade: Alto.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/MtZwq6C4HmgmAPH88

TRILHAS PARNAMAR

MIRANTE DO SANCHO

Mirante localizado próximo à fenda do Sancho, convida para um memorável registro fotográfico. Pode ser acessado antes da descida pela escada instalada em uma fenda ou no final da trilha Golfinhos-Sancho.

A seguir estão descritas as quatro trilhas interligadas que compõem o complexo do Sancho, no mar-de-dentro, que inclui as 12 praias do lado norte da Ilha principal. O atrativo é estruturado, acessível e possui baixo nível de dificuldade. É recomendado para pessoas de todas as idades e cadeirantes. Ingressar no Parque pelo Posto de Informação e Controle do Sancho – PIC Sancho. Não é necessário agendar a visita.

Funcionamento: 6:30 às 18h30.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/BaWypPHSirNedrXJ9

TRILHA MIRANTE DOS GOLFINHOS

A visita pode ser feita a partir das 6h30 para contemplar os primeiros grupos de golfinhos rotadores do alto das falésias da Baía dos Golfinhos, quando costumam buscar as águas calmas da baía para descanso, reprodução e amamentação. Geralmente estes cetáceos entram na baía ao amanhecer.

A passarela de aproximadamente 1km de extensão que leva até o mirante foi inserida de forma a preservar a vegetação nativa remanescente da ilha. Localizado no alto de um paredão de 60m de altura, o mirante é um convite para a contemplação dapaisagem e observação da avifauna e seus ninhos, além dos grupos de golfinhos, tubarões e tartarugas-marinhas. Não é permitido descer à baía.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/voDWt8Wh2Efghzuc6?g_st=ac

TRILHA DO MORRO SÃO JOSÉ

O Morro São José é a única das ilhas secundárias que pode ser visitada. Tem como atrativo uma das piscinas naturais mais bonitas de Fernando de Noronha. Além da piscina, o Morro São José guarda as ruínas do Forte São José (a visitação das ruínas não permitida para a preservação do patrimônio histórico).

A trilha pode ser realizada de duas formas: a pé e a nado. Ambas têm início a partir da Ponta do Air France. A trilha a pé é autoguiada e deve-se seguir atentamente todas as instruções do fiscal do ICMBio. O acesso é feito por uma faixa de pedras que fica aparente durante a maré baixa. O passeio exige cuidado e o uso de calçado apropriado pelo fato do caminho possuir pedras soltas e escorregadias. O percurso não deve ser feito no período de subida da maré e o ideal é iniciar a aventura no horário da maré 0.0.

No Morro São José, o visitante terá a visão de uma belíssima piscina de águas cristalinas.

O trajeto a nado deve ser realizado, obrigatoriamente, com o acompanhamento de um guia credenciado pelo ICMBio, autorizado para fazer a condução do passeio.

O agendamento é obrigatório.

Nível de dificuldade: Alto.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/mmFJvAx1sUobFoSQ7

TRILHAS DO PARQUE NACIONAL MARINHO NO MAR-DE-FORA

TRILHA DO LEÃO

Caminhada feita por praias e mirantes do mar-de-fora (lado sul da ilha). Iniciar a caminhada na Baía do Sueste, a partir do Posto de Informação e Controle do Sueste – PIC Sueste, no final da BR-363. A baía, que abriga o único mangue em ilhas oceânicas do Atlântico Sul, é local de descanso e alimentação de tartarugas marinhas e tubarões, o que a torna um excelente ponto de mergulho. Continuar a caminhada pela estrada que leva à Praia do Leão. Seguir a bifurcação que leva ao Mirante das Caracas e ruínas do Forte de São Joaquim do Sueste, de onde se tem uma linda vista de toda a Baía do Sueste. Em seguida, retomar o caminho em direção à Praia do Leão, a preferida das tartarugas-verdes para a desova. A praia é uma das mais isoladas da Ilha e requer alguns cuidados em sua visitação. É proibido caminhar nas piscinas que se formam durante a maré baixa e é necessária atenção durante o banho de mar, pois esta é a praia mais exposta a correntes marítimas.

Nível de dificuldade: Baixo

Não é necessário agendar a visita.

Funcionamento do PIC Sueste: 9h às 16h | PIC Leão: 8h às 18h30.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/fFYTG71bxRAwDBdp8

TRILHA DA ATALAIA

Trilhas do parque nacional marinho situadas no mar-de -fora (sul da ilha principal).

A trilha da Atalaia dá acesso à Praia da Atalaia, que se transforma em uma incrível piscina natural no período da maré baixa. O acesso a trilha é pela Vila do Trinta. O percurso de ida e volta é de 3km. O aquário natural, berçário de polvos, tubarões, moreias e diversas espécies de peixes ornamentais, possui limite diário de visitação. A visita deve ser agendada junto ao ICMBio. A trilha é autoguiada.

Recomenda-se usar tênis, boné, roupas com proteção UV e roupa de banho. Levar material de mergulho e material fotográfico.

Nível de dificuldade: Médio.

Importante!
Não é permitido entrar nas piscinas usando protetor solar ou dermocosméticos. Como no período da maré baixa a água fica represada, resíduos de produtos químicos causariam desequilíbrio na cadeia alimentar marinha. O uso de nadadeiras, sapatilhas e hastes de câmeras é proibido para a preservação dos corais. Para o mergulho de flutuação na piscina da Atalaia e demais piscinas é obrigatório o uso do colete, máscara e snorkel. Para preservar o berçário da biodiversidade marinha, é proibido sentar, pisar ou caminhar sobre os corais.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/WxHYPkET4bABm1BU8

TRILHA CAIEIRA-PONTINHA-PEDRA ALTA

Trilhas do parque nacional marinho situadas no mar-de -fora (sul da ilha principal).

Também conhecida como trilha da Caieira, requer bom preparo físico pois passa por vários tipos de relevo em área exposta ao sol. O percurso costeia a Enseada da Caieira em seu trecho de pedras. Após a subida da Pontinha avista-se do alto a Enseada da Caieira e ilhas secundárias do arquipélago. Segue-se em direção à Pedra Alta, após o Mirante da Caverna do Capitão Kid. A trilha não inclui a visita à piscina da Atalaia. A saída do atrativo é feita pelo mesmo acesso da Praia da Atalaia. Além da paisagem selvagem do lado sul da ilha, os principais atrativos são a observação dos aspectos geológicos do arquipélago, contemplação da avifauna, flora e visitação às piscinas naturais da Caieira e Pontinha para o mergulho por flutuação.

A realização desta trilha só é possível com o acompanhamento de um guia credenciado pelo ICMBio. É necessário agendar a visita, devido ao limite diário de pessoas e horário da maré.

Nível de dificuldade: Médio.

Duração: Meio período.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/8e7hUYDcQ4K7g7Bh7

TRILHA DO CAPIM AÇU

Trilhas do parque nacional marinho situadas no mar-de -fora (sul da ilha principal).

A trilha do Capim Açu é a mais longa do Parque Nacional Marinho de Fernando e Noronha e a que exige maior preparo físico do visitante. Tem aproximadamente 8km de extensão e se inicia após o PIC do Sancho, na Vila da Quixaba. Seu percurso passa pela vegetação nativa remanescente da Ilha, pelo Mirante do Farol da Sapata e pela ponta do Capim Açu, locais que permitem visualizar a ilha por ângulos diversos e o costão rochoso. Após a descida da ponta do Capim Açu, contemplar a caverna de mesmo nome é uma recompensa. A trilha segue pelo extenso costão do Leão. Em seu trecho final é possível fazer uma pausa para banho numa piscina natural para se refrescar e renovar as forças para concluir o desafio. Para muitos, além do visual e a emocionante chegada às areias da Praia do Leão, o passeio se destaca pela sensação de superação.

O agendamento e acompanhamento por guia credenciado pelo ICMBIo são obrigatórios.

Passeio realizado no período de maré baixa. Recomendado usar manga longa e calça no trecho inicial, para evitar contato com a vegetação. A visita não é recomendada no período de chuva.

Nível de dificuldade: Alto.

Duração: aproximadamente 7 horas, com paradas para contemplação.

Endereço: https://g.co/kgs/DDrzUVk

TRILHA DO ABREUS

Trilhas do parque nacional marinho situadas no mar-de -fora (sul da ilha principal).

A trilha para a Enseada do Abreus é ideal para quem gosta de desafio e tem como principais atrações suas piscinas naturais. A trilha é autoguiada, não é obrigatório contratar um condutor, no entanto, os visitantes menos experientes sentem-se mais seguros com o acompanhamento de um guia credenciado e experiente.

A descida para a enseada é feita por um caminho rústico de pedras, tendo uma corda como apoio. Devido a esta particularidade, não é recomendada para idosos e crianças.

O percurso total é de 2,5km de extensão. Durante o trajeto é possível apreciar uma belíssima vista para o mar-de-fora (lado sul da ilha), acompanhada de ventos que moldam a vegetação. Com a chegada à enseada o visitante tem a opção de flutuar em sua piscina principal para observação da vida marinha, usando obrigatoriamente colete, máscara e snorkel, e também refrescar-se em outra piscina localizada entre as pedras, conhecida como “ofurô”, esta última sem obrigatoriedade de uso de material de mergulho.

O agendamento é obrigatório.

Nível de dificuldade: Alto.

Endereço: https://maps.app.goo.gl/2NVompjPwHy8tj4x9

VEJA TAMBÉM: Guia completo para conhecer Fernando de Noronha – Atualizado.

error: Content is protected !!